GEOMETRIA
Objetivo
do componente curricular:
Proporcionar
conhecimentos que possibilitem a compreensão das relações existentes entre os
conceitos da Geometria e suas aplicações na sociedade e no cotidiano a fim de
despertar a criatividade e a visão crítica do estudante na sua relação com o
mundo.
Metodologia Usada:
Os
conceitos relacionados aos elementos básicos da Geometria serão tratados
através de aulas teóricas, expositivas, resolução de exercícios que envolvam
atividades lúdicas e relacionadas ao contexto da realidade e o cotidiano. Farão
parte dessas atividades desenhos livres, análise em mapas e
elaboração do mapa do entorno da escola à residência dos estudantes, tratando da posição entre as retas. O estudo
dos polígonos iniciará através da reprodução e planificação das faces
dos sólidos geométricos, observando o número de lados que compõe cada uma das
faces dos diferentes tipos de sólidos geométricos. Nesse estudo, os estudantes
manipularão embalagens de diversos produtos do nosso consumo e a seguir,
construirão alguns sólidos a partir de moldes prontos e confeccionados por eles. Também será usado quebra cabeça para
compor e decompor polígonos. O estudo dos ângulos será introdutório, porém
estimulando o uso do transferidor. A simetria deve ser abordada com a intenção
de despertar a criatividade e a criação de desenhos, mosaicos e dobraduras.
ELEMENTOS DA GEOMETRIA
TAREFA III - Pedi aos estudantes que elaborassem um desenho livre, mas construido apenas por pontos e segmentos de reta. O resultado dessa atividade foi muito interessante!
Posição das Retas
RETAS PERPENDICULARES
ATIVIDADE NO MAPA
ATIVIDADE NO MAPA
Após esta atividade, os estudantes foram orientados a construir um mapa do entorno das suas casas, dando destaque às ruas paralelas e perpendiculares à rua das suas residências. Nesse mapa, também foi solicitado que desenhassem o percurso até a escola.
ATIVIDADE