6° Ano

GEOMETRIA

Objetivo do componente curricular:
Proporcionar conhecimentos que possibilitem a compreensão das relações existentes entre os conceitos da Geometria e suas aplicações na sociedade e no cotidiano a fim de despertar a criatividade e a visão crítica do estudante na sua relação com o mundo.

Metodologia Usada:
Os conceitos relacionados aos elementos básicos da Geometria serão tratados através de aulas teóricas, expositivas, resolução de exercícios que envolvam atividades lúdicas e relacionadas ao contexto da realidade e o cotidiano. Farão parte dessas atividades desenhos livres, análise em mapas e elaboração do mapa do entorno da escola à residência dos estudantes, tratando da posição entre as retas. O estudo dos polígonos iniciará através da reprodução e planificação das faces dos sólidos geométricos, observando o número de lados que compõe cada uma das faces dos diferentes tipos de sólidos geométricos. Nesse estudo, os estudantes manipularão embalagens de diversos produtos do nosso consumo e a seguir, construirão alguns sólidos a partir de moldes prontos e confeccionados por eles. Também será usado quebra cabeça para compor e decompor polígonos. O estudo dos ângulos será introdutório, porém estimulando o uso do transferidor. A simetria deve ser abordada com a intenção de despertar a criatividade e a criação de desenhos, mosaicos e dobraduras.


ELEMENTOS DA GEOMETRIA

TAREFA III - Pedi aos estudantes que elaborassem um desenho livre, mas construido apenas por pontos e  segmentos de reta. O resultado dessa atividade foi muito interessante!

Posição das Retas

http://gedeum.files.wordpress.com/2013/02/fundos3.jpg?w=290&h=290&crop=1

RETAS PERPENDICULARES
ATIVIDADE NO MAPA
Após esta atividade, os estudantes foram orientados a construir um mapa do entorno das suas casas, dando destaque às ruas paralelas e perpendiculares à rua das suas residências. Nesse mapa, também foi solicitado que desenhassem o percurso até a escola.
ATIVIDADE