GEOMETRIA
Nos primeiros encontros, como não conhecia os estudantes, resolvi sondar os seus conhecimentos sobre Geometria, de modo que eu tivesse mais tranquilidade para desenvolver os conteúdos.
Iniciando o Conceito de Área e Perímetro: Nestas atividades, tive como intenção provocar a reflexão a cerca dos conceitos de área e perímetro. Nessa reflexão, os estudantes percebiam a relação da área com o total de pontinhos utilizados para construção de cada região plana.
Compreendendo o perímetro como sendo o contorno da figura, associavam o número de pontinhos em volta dos polígonos para entender esse conceito.
Utilizei a discussão da atividade anterior para apresentar a área e o perímetro de outras figuras, como o triângulo e considerando outra unidade de medida, como um "quadradinho".
ATIVIDADE I - As atividades 1, 2 e 3 foi realizada pelos estudantes sem maiores dificuldades, porém houve várias dúvidas em relação à atividade 4. A formalização do cálculo de área, eu desenvolvi no momento da realização das atividades anteriores, fazendo a relação do total de quadradinhos ou pontinhos com o produto das dimensões, seja do quadrado ou do retângulo. Também observamos que o cálculo da área do retângulo e do quadrado não diferencia, senão pela medida dos lados, mas em ambas as figuras é possível aplicar:
Área = medida da base x medida da altura
FONTE: http://educadores.diaadia.pr.gov.br |
FONTE: http://professormisa.blogspot.com.br |
Esses conceitos estão sendo retomados com atividades diferenciadas e que passem por pesquisas realizadas pelos próprios estudantes, medições da quadra de esportes, no pátio da escola e apresentadas para os colegas.